domingo, 21 de dezembro de 2008

Sobre alguns erros.

Ninguém é perfeito. Todos nós cometemos erros. O tempo todo. Temos o péssimo hábito de julgar e de agir precipitadamente. Nos deixamos levar por sentimentos ruins e muitas vezes fazemos coisas que magoam não só outras pessoas, como a nós mesmos. Esquecemos que para cada ação existe uma reação e não medimos as consequencias dos nossos atos. Os fins justificam os meios? Um erro justifica o outro? Eu acho que não. Mas confesso que até há alguns dias atrás essas questões não passaram pela minha cabeça, porque eu estava ocupada demais, remoendo mágoas e alimentando ressentimentos. Mas não sou perfeita. Erro também. E se é errando que se aprende, dessa vez aprendi que somos nós que deixamos as pessoas quem são e as coisas como estão. Somos responsáveis pelas nossas atitudes e pelas consequencias dos nossos atos. E somos nós que decidimos o quanto seremos afetados pelas atitudes alheias. Hoje, olhando tudo de longe, vejo o que eu poderia ter feito diferente. Poderia ter me preservado mais, falado menos, pensado mais em mim, pensado mais no outro. Poderia, mas não fiz. E como o tempo não volta atrás, tudo o que eu posso fazer é me desculpar. As coisas não vão melhorar com isso, eu sei. Mas, pelo menos, posso ficar em paz comigo mesma, porque sei o que fiz de errado e agora posso melhorar minha conduta. Nada na vida é descartável, tudo é aprendizagem. E dessa vez não foi diferente.
Enfim...

Um comentário:

Luciano disse...

tambem sei que eu fiz muita coisa errada

e peço perdao por tudo....


um beijo anjo