sexta-feira, 20 de março de 2009

Água pra beber, água pra banhar...


Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver água sobrando para a população, não é? Parece um absurdo falar em crise da água?
Vamos aos fatos: 97% da água do planeta são água do mar, imprópria para ser bebida ou aproveitada em processos industriais; 1,75% é gelo; 1,24% está em rios subterrâneos, escondidos no interior do planeta. Para o consumo de mais de seis bilhões de pessoas está disponível apenas 0,007% do total de água da Terra.
Some-se a isto o despejo de lixo e esgoto sanitário nos rios, ou ainda as indústrias que jogam água quente nos rios - o que é fatal para os peixes. A pouca água que existe fica ainda mais comprometida. Isto exige a construção de estações de tratamento de esgoto e dessalinização, por exemplo. E exige conscientização para que se evite o desperdício e a poluição, principalmente nas grandes cidades.
Com o objetivo de chamar a atenção para a questão da escassez da água e, conseqüentemente, buscar soluções para o problema, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1992 o Dia Mundial da Água, que é 22 de março ( domingo agora! ).
Por conta disso, a ONU também elaborou um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água", que trata desse líquido como a seiva do nosso planeta.
Então, pessoas, vamos fechar a torneira enquanto ensaboamos a louça ou escovamos os dentes e vamos ficar menos tempo no chuveiro e lavar menos o quintal e o carro, heim?! É bom lembrar que os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos também terão sede.
Enfim...

3 comentários:

Luciano disse...

hunf!
aposto que eh pq eu demorei no banho ¬¬....
mas eu sei que vc gostou de ir pra salto no rio tiete ontem .....imundo, mas profundo oahoaha....(que horrivel)

t amo bebe

Sandy disse...

Um Bilhão de pessoas não tem acesso á agua doce no mundo.
E só conseguimos suportar até três dias sem água.
Imagine quanta gente não morre?

Samuel Quintans disse...

Belo texto Helen!
Reflexivo
Verdadeiro
Intenso
Direto

Parabéns...

Juntos, podemos fazer muitas coisas.
Comecemos hoje
Comecemos por nós
Coemcemos a fazer a nossa parte!

Show!